Caso das Búfalas de Brotas e da cachorrinha Pandora estão entre os principais
Assim como em diversos segmentos, ter um advogado especialista na área que envolve o seu caso é fundamental. O direito dos animais está despontando como um novo e fundamental ramo do direito, pois, por meio deste, é possível lutar por direitos fundamentais como a vida e liberdade, inibindo a crueldade e maus tratos. O crescimento do direito animal no Brasil é tamanho que, inclusive, vem ganhando espaço na grade curricular de diversas universidades.
Antenado nas tendências do mercado, a Furno Petraglia e Pérez Advocacia, escritório que atua em toda a Baixada Santista e outros estados do País, começou a atuar em direito animal desde o final de 2019, ao iniciar na atuação jurídica com uma ONG de coelhos, e vem a cada ano ganhando ainda mais força no ramo.
“Decidimos atuar nesse segmento por reconhecer uma carência enorme dos animais na proteção de seus direitos, conseguindo, por meio de ações judiciais individuais e coletivas, impactar uma melhora no atendimento dos animais em serviços, movimentar o setor aéreo para melhorias no transporte dos animais, além de buscar reduzir a exploração e maus tratos aos animais”, explica o advogado Leandro Furno Petraglia que, no escritório, é quem responde pelo setor de direito animal e ministra aulas no curso de pós-graduação de transporte aéreo de animais na Escola Superior de Justiça (EsJus).
O principal foco do escritório é o transporte aéreo de animais em cabine, onde há centenas de ações atuando no transporte aéreo de coelhos, chinchilas, porquinhos da índia, hamster e, claro, cachorros de médio e grande porte, inclusive os de suporte emocional.
Porém, entre os casos de importância, se destacam a atuação no caso das Búfalas de Brotas, considerado um dos maiores casos de maus tratos do mundo, onde mais de 1000 animais foram abandonados, sem água e comida, em uma fazenda no interior de São Paulo, bem como o caso Pandora, a cachorra que desapareceu na conexão do voo da Gol em Guarulhos em janeiro deste ano.
Além disso, Leandro atuou também em algumas ações civis públicas na Justiça Federal para melhorar as condições do transporte aéreo, e também conseguiu um impacto acadêmico em seminários e congressos, defendendo artigos nos congressos mundial, latino-americano e nacional de direito animal.
“A importância da atuação no direito animal nos traz uma enorme satisfação por conseguir dar voz e garantir os direitos daqueles que não podem falar, atuando na proteção dos animais, hipervulneráveis e explorados no dia a dia”, afirma o advogado.